Regimento

Parque “Geração Futuro”

 

Considerando que a prática de atividades físicas e desportivas é indispensável ao funcionamento harmonioso do ser humano e da sociedade em geral, constitui este espaço lúdico-desportivo um espaço privilegiado no desenvolvimento dos seguintes objetivos:

- Promover a recreação e ocupação dos tempos livres;

- Manter a saúde e o bem-estar;

- Contribuir para um estilo de vida mais saudável no combate à obesidade.

 

O presente regimento aplica-se à utilização do espaço lúdico-desportivo com equipamento de Fitness para utilização da comunidade educativa e em situação curricular e extracurricular (aulas de Educação Física/treinos). Este equipamento constitui património do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (com implantação na Escola EB 2º e 3º Ciclos Dr. João de Barros) adquirido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação no ano letivo de 2013/2014.

 

Horário de funcionamento:

 

Encontra-se disponível de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 21:00, e ocasionalmente aos sábados, das 8:30 às 13:00, desde que se encontre em funcionamento o Pavilhão Gimnodesportivo.

 

Ordem de prioridade na utilização do espaço:

 

- Em período curricular: Das 8:30 às 18:00

1) Aulas curriculares de Educação Física e Dança;

2) Treinos dos Clubes do Desporto Escolar;

3) Atividades desportivas da Escola;

4) Docentes e funcionários do AEZUFF (em tempos livres).

- Em período extracurricular: Das 18:00 às 21:00

1) Comunidade educativa;

2) Clubes que utilizam o pavilhão gimnodesportivo da EBJB.

Durante o período de interrupção das atividades letivas o espaço funcionará de acordo com o horário de funcionamento da Escola.

 

Condições gerais de utilização:

 

- É exigido ao utilizador respeito e zelo na utilização dos equipamentos.

- O utilizador é o único e exclusivo responsável pela utilização do equipamento disponível, devendo respeitar o seu próprio e natural limite de esforço físico.

- O manuseamento do equipamento instalado no espaço lúdico-desportivo deverá ser utilizado de acordo com a sinalética e informações afixadas especificamente em cada aparelho.

- Para alunos com idade inferior a 12 anos, só é permitida a utilização, com acompanhamento de um professor de Educação Física/treinador.

- O utilizador deverá ter em atenção a inexistência de quaisquer contra-indicações para a prática da atividade.

- Só é permitido o acesso ao espaço, às pessoas equipadas para a prática desportiva, sendo obrigatório a utilização de sapatilhas. É proibido o uso de chinelos, botas e sapatos.

- É aconselhável a utilização de uma toalha pessoal durante o treino, por questões de higiene (ex.- exercício de abdominais).

- O utilizador deverá entrar pelo portão de acesso ao espaço.

- É proibida a prática de atividades desordenadas dentro do espaço (correrias, utilização de bolas de futebol ou outras) incomodando ou colocando em risco a segurança dos outros utilizadores.

- Não é permitida a entrada de animais dentro deste espaço, excepto cães guia.

- Em horário extracurricular, o utilizador deverá solicitar a presença do funcionário para aceder ao espaço, e caso seja necessário, solicitar também a iluminação do mesmo.

 

Regras de conduta na utilização dos equipamentos:

 

- É expressamente proibido fumar e comer dentro do espaço lúdico-desportivo, com exceção da utilização de garrafas de água.

- O utilizador é integralmente responsável pelas atividades desenvolvidas e pelos danos que causar nos equipamentos, durante o período de utilização, que não derivem de um uso normal ou prudente dos mesmos.

- O utilizador deve comunicar imediatamente ao funcionário de serviço qualquer degradação existente.

- Os danos causados no exercício da atividade implicarão, sempre que possível, a reposição dos bens danificados no seu estado inicial, ou nessa impossibilidade, no pagamento do valor dos prejuízos causados.

- Não é permitido permanecer nas máquinas após a conclusão dos exercícios possibilitando que outros as usem no tempo de pausa.

- Em situação de aula/treino, orientada pelos professores de Educação Física ou treinadores, os utilizadores (alunos) devem respeitar escrupulosamente as instruções e orientações dadas na utilização dos aparelhos e na execução dos exercícios.

- Poderá ser impedido o acesso e permanência a um utilizador, se o mesmo não respeitar o presente regulamento, apresentando comportamentos desadequados ou impróprios.

 

- A escola não se responsabiliza pelo desaparecimento de valores ou objetos neste espaço ou qualquer acidente que ocorra no mesmo, sendo a sua utilização, de exclusiva responsabilidade do utilizador.

 

Qualquer caso omisso no presente regimento deverá ser resolvido pela Direção do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz.