Simultânea de Xadrez na Escola Básica Dr. João de Barros – 29.05.24
Decorreu no dia 29 de maio, na Escola Básica Dr. João de Barros, a Simultânea de Xadrez, dinamizada pelo aluno Ivan Povshednyi, do 9.º B, Jogador Internacional de Xadrez.
Esta iniciativa foi dinamizada pelos professores João Furet e Adelino Matos, com a presença do Mestre de Xadrez, Miguel Babo, que se disponibilizou inteiramente para divulgar esta modalidade. No Desporto Escolar, o Xadrez integra também as competições locais, regionais, nacionais e internacionais. Uma simultânea acontece quando um jogador, mais credenciado, neste caso, o aluno Ivan, joga contra vários outros jogadores, simultaneamente. Os jogadores ficam alinhados com seus tabuleiros, e o Mestre vai de tabuleiro em tabuleiro fazendo uma jogada de cada vez, detendo-se o mínimo de tempo possível, em cada tabuleiro. Os alunos que participaram nesta Simultânea foram: 5.º1, Alexandre Oliveira; 5.º2, Mateus Gomes e Murilo Ferreira; 5.º4, Diogo Pereira; Gonzalo Dario Cepeda; Philipe Riente e Darin Yu; 5.º9, Illia Povshednyi e Joshua Gomes;6.º2, Daniil Ulianov; 6.º6, Rafael Prata; 6.º10, Diogo Oliveira;7.ºC, Artem Manishyn; 8.ºA, Daniel Cachulo e Santiago Antunes e 8.ºD, Rodrigo Zhu Shan.
Como é óbvio, ninguém ganhou a Ivan Povshednyi, tendo-se destacado as classificações dos seguintes alunos: 3.º Lugar – Illia Povshednyi – 5.º9; 2.º – Artem Manishyn – 7.ºC e em 1.º – Murilo Ferreira – 5.º2.
A turma do 5.º 9, usufruiu da partilha desta experiência, tendo tomado conhecimento dos princípios do jogo e da história da modalidade, mediante a explicação do Mestre Miguel Babo.
“O Parlamento Europeu e a UNESCO consideram que, qualquer que seja a idade da criança, o Xadrez pode melhorar a sua concentração, paciência e persistência e pode desenvolver a criatividade, a intuição, a memória, bem como competências de análise e de tomada de decisão (…) o Xadrez também ensina a determinação, a motivação e o desportivismo. “
Esta iniciativa foi muito bem aceite pelos alunos, que se revelaram muito empenhados e entusiasmados e, pelo que se constatou, serviu de incentivo à prática do Xadrez na nossa escola. Muitos parabéns por esta dinamização, com um agradecimento especial a Miguel Babo e a Ivan Povshednyi.