Traditional Children’s Games na Irlanda – Projeto Coménius João de Barros

Decorre entre os dias 24 e 28 de setembro, na cidade de Naas na Irlanda, mais um encontro de docentes dos vários países envolvidos no Projeto Comenius – Traditional Children’s Games. Nele participam os professores Áurea Fernandes, Isabel Santos e José Castanho. Este projeto liga a Escola Dr. João de Barros da Figueira da Foz a sete escolas da Europa, de países tão diferentes como a Turquia, Irlanda, Grécia, Lituânia, Itália, Liechtenstein e Roménia.

Este encontro está mais uma vez a ser um sucesso, tanto no que concerne às reuniões de trabalho, como às diferentes atividades de descoberta da cidade e da região.

Durante as reuniões já realizadas, definiram-se e calendizaram-se as atividades a decorrer neste 2º ano do projeto, traçaram-se metodologias e estratégias de trabalho, e programaram-se os intercâmbios. Os docentes envolvidos, tiveram a oportunidade de conhecer uma nova cultura, com os seus costumes, música tradicional e ainda os jogos tradicionais deste país apresentados pelos alunos da escola “St. Laurence’s, School”, organizadora deste encontro.

A experiência incluiu ainda, uma visita à cidade de Dublin onde os docentes tiveram oportunidade de conhecer, para além do Museu Nacional da Irlanda e do Museu Dublinia, entre outros monumentos, a famosa “Guiness Storehouse” que foi uma instalação de fermentação entre 1904 e 1988 e é agora um edifício dedicado à história da fabricação desta cerveja mundialmente famosa.

Através desta mobilidade, os professores dos diferentes países, têm oportunidade de conviver de perto com a cultura irlandesa, alargar os seus horizontes, descobrir os outros e, com eles, maneiras de pensar e de viver diferentes das suas. Esta será sem dúvida, mais uma viagem inesquecível para todos.

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...

Poltica de Privacidade e Segurana