Dom Ximenes Belo na Nossa Escola

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no âmbito do seu Plano Anual de Atividades, assinalando 2013 como Ano Europeu do Cidadão e inspirando-se nos valores universais da paz, liberdade, igualdade e respeito pelos direitos humanos, promoveu, ao longo deste ano letivo, a realização de um conjunto de atividades subordinadas ao tema geral «Construindo pontes…».

Essas atividades culminaram com a presença, na escola, de Dom Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz. No dia 20 de fevereiro de manhã, direção da escola, entidades públicas, professores, técnicos operacionais e centenas de alunos que formaram um cordão humano, receberam D. Ximenes Belo.

Durante a visita à escola, teve a oportunidade de ver trabalhos alusivos à paz, elaborados por alunos do pré-escolar e 1º ciclo, visionar um filme referente à sua vida e obra em prol da paz do povo timorense e ouvir músicas interpretadas por alunos do 5º ano. Em seguida, descerrou uma placa comemorativa da sua passagem pela escola e assinou o livro de honra na Biblioteca Escolar.

À tarde, no Casino Figueira, inaugurou a exposição “Timor aqui tão Perto”, assistiu a quadros de dança, poema sobre Timor e uma canção interpretados pelos nossos alunos e proferiu uma palestra para alunos do 6º ao 9º ano, subordinada ao tema “Palavras de Paz”. Foram transmitidos aos alunos presentes, conselhos fundamentais para se alcançar a paz no mundo, 

“ Em primeiro lugar, que se alcance a paz interior, que se estenda à família e à comunidade e só depois poderemos alcançar níveis superiores de paz à escala mundial”, afirmou D. Ximenes Belo. O sentimento e humildade que colocou nas suas palavras, cativou e sensibilizou os ouvintes, fazendo perceber que a paz tem de ser um valor universal.

 Foi com muita honra, alegria e admiração que recebemos na nossa escola, D. Ximenes Belo, embaixador da paz!

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...

Poltica de Privacidade e Segurana