Fase Intermunicipal do Concurso “EMPREENDEDORISMO, ARTES E OFÍCIOS”

Foi no dia 26 de maio que se realizou a Expo | Empresas, Artes e Ofícios na Praça do Município em Condeixa-a-Nova. Foi o culminar de vários projetos que se desenvolveram ao longo do ano letivo tendo participado 15 turmas do 2.º ciclo e 16 turmas do 3.º ciclo, correspondentes aos diversos Municípios. Houve muito convívio entre todos os participantes encontrando-se também a integrar este evento, no âmbito da 5.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” – “Artes e Ofícios” o projeto “A…MAR” (Artes do Mar) dinamizado pelo 5.º 12 e orientado pela professora Isabel Oliveira. Após passarem a fase Municipal puderam demonstrar o imenso trabalho que realizaram ao longo do ano. Baseado no mar, este projeto consistiu em retomar a arte ancestral da construção das redes e nós dos nossos antepassados e aplicá-los em diversos produtos, como por exemplo, materiais escolares, acessórios para telemóvel e roupa, gastronomia e lazer. Deve ainda referir-se o alerta ambiental para a quantidade enorme de plásticos e lixo que existem nos nossos mares e oceanos. O jogo digital que a turma construiu e que foi muito concorrido no nosso stand, alertou precisamente para esta temática. Foi ainda realizado um polvo com materiais plásticos e lixo que os alunos recolheram nas nossas praias e que ilustraram muito bem a presença destes detritos na cadeia alimentar dos seres marinhos. Os produtos apresentados também tiveram por base a reciclagem de materiais. Foram registados, no livro de elogios, muitas críticas positivas, todas elas realçando o ótimo trabalho realizado. Os alunos puderam também vivenciar a venda dos produtos obtendo assim uma considerável verba, a aplicar na escola. 

Um agradecimento especial a todos os colaboradores: D. Cláudia Lagem e D. Sandra Ramos (que demonstraram um enorme entusiasmo no apoio ao projeto); Sr. José Carlos Costa (artesão convidado, que demonstrou ao vivo a construção das redes de pesca); Sr. Presidente da Junta, Sr. José Esteves (que acompanhou a turma na realização dos diversos nós e na cedência de materiais da sua coleção particular, dignos de registo); D. Rosa Cação; Luís Brandão – Fotografia; Ondarte; “Sea and Ships” que foram tão amáveis e tão empenhados a acarinhar este projeto, possibilitando a cedência de excelentes materiais para exposição. Ainda, um agradecimento muito especial à professora Fernanda Paula (Coordenadora do Departamento de Expressões); à professora Bela Matos (Coordenadora do Clube de Empreendedorismo), ao professor Sérgio Nogueira (dinamizador do projeto Edugaming e Programa Erasmus+) à Direção da escola e à CMFF, em particular à Dr.ª Carla Prata e à Dr.ª Clara Campelo (Formadora do projeto).
Por fim, muitos parabéns aos Encarregados de Educação que foram uns ativos colaboradores e aos Alunos que demonstraram ser uns excelentes empreendedores! Muito obrigada!

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...