jr. NBA League

Decorreu na passada 4ª feira (8/jan/2020), em Ilhavo, o “Draft” da 1ª edição da jr. NBA League – Zona Centro.

Depois do sucesso das edições anteriores (Lisboa e Porto), a Federação Portuguesa de Basquetebol, em conjunto com o Desporto Escolar e a NBA, estenderam às escolas da zona centro do país a possibilidade de participar neste projeto. Os professores Mário Ramos e Alda Rodrigues (responsáveis pelos grupos de Basquetebol do Desporto Escolar da EB 2,3 Dr.º João de Barros) não deixaram escapar a oportunidade deste evento chegar à Figueira da Foz, um lugar com tanta tradição na modalidade e que já viu nascer tantos atletas de referência como são os casos dos Embaixadores NBA “Ticha” Penicheiro e José Costa.

Cada uma das trinta escolas envolvidas teve a oportunidade de escolher a sua equipa da NBA, numa cerimónia de estreia que contou com a presença dos embaixadores José Costa e Inês Pinto. Além dos antigos internacionais lusos, destacar a presença de Kevin Coronel, Ryan Jones, Rozelle Nix e Javinger Vargas, atletas do Illiabum Clube que também abrilhantaram o espetáculo.

A arbitragem ficou a cargo de José Cardoso, coordenador da Jr. NBA League Centro, que orientou o Clinic destinado aos jovens árbitros. Além disto, destacar a presença do treinador da NBA, Adrian Alvarez Leo, que dirigiu o Clinic “Train the trainer” direcionado aos professores e jogadores das trinta escolas da Jr. NBA League Centro.

A escola EB 2,3 Dr.º João de Barros vai marcar presença com 3 equipas, uma masculina, uma feminina e uma equipa de árbitros. Os meninos vão defender as cores dos L.A. Clipers e as meninas os Golden State Wariors.

A comitiva que se deslocou a Ilhavo foi composta pelos capitães de equipa Iris Vasco e Duarte Gomes, os árbitros Mateus Santos, Pedro Maia e Beatriz Lopes e os professores Mário Ramos e Paulo Magano.

A jr. NBA League é uma competição que reproduz o modelo da NBA para rapazes e raparigas de 11 e 12 anos. Num primeiro momento as equipas jogam a fase regular entre escolas que fazem parte da mesma divisão (no “nosso” caso a divisão do “Pacific”). Consoante a classificação seguem-se os Play-off’s (com as equipas das outras divisões) e por fim o apuramento para a FINAL.

Os grandes objetivos desta iniciativa prendem-se essencialmente com a divulgação e promoção da modalidade, o consolidar e transmitir os valores da prática desportiva saudável e do Fair-Play e fazer crescer a “família do Basquetebol”.

Os jogos da primeira fase estão calendarizados para 22 de janeiro, 5 de fevereiro e 7 de março. Esta última jornada será na Figueira da Foz!

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...

Poltica de Privacidade e Segurana