O meu primeiro Portefólio Europeu de Línguas

CIMG4540

A turma do 2º A da Escola de Abadias integra o grupo de escolas que irá implementar “O meu primeiro Portefólio Europeu de Línguas”, na Região Centro.

O PEL é o modelo de Portefólio Europeu de Línguas concebido para alunos do 1.º ciclo, validado pelo Comité de Validação do Conselho da Europa e editado pela DGE. 

 

 

 

 

 

“O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Portefólio Europeu de Línguas (PEL) são instrumentos linguísticos para apoio ao ensino e à aprendizagem das línguas, desenvolvidos por peritos do Conselho da Europa (CoE), no âmbito do Projeto “Políticas Linguísticas para uma Europa Multilingue e Multicultural” (1998-2001), que culminou no AEL-2001, Ano Europeu das Línguas.

O protótipo do Portefólio Europeu de Línguas foi elaborado como instrumento pedagógico de aplicação prática do QECR, documento da maior importância pela transparência e comparabilidade que permitiu introduzir no ensino e na aprendizagem de línguas, com a definição de níveis de referência e descritores de desempenho, o que veio contribuir significativamente para facilitar o reconhecimento mútuo das aprendizagens em países diferentes.
O PEL tem potencialidades para uma utilização profícua pelos alunos, quer enquanto estratégia de incentivo à aprendizagem de línguas, de promoção da diversidade linguística e do diálogo intercultural, quer como instrumento de desenvolvimento das capacidades de organização, reflexão, autoavaliação e da autonomia.” in DGE

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...

Poltica de Privacidade e Segurana