Professores e alunos da Escola E.B. 2.3 Dr. João de Barros participam no Projeto Erasmus+- Edugaming em Lulea na Suécia

Entre os dias dezoito e vinte e dois de março, decorreu na cidade de Lulea na Suécia, o quinto encontro de docentes dos países envolvidos no Projeto Erasmus+, cujo tema é Edugaming. Nele participaram as professoras Áurea Fernandes, Olga Marques e ainda os alunos Belisa Miguel – 6.º 12, Sofia Oliveira – 6.º3, Beatriz Duarte – 5.º2, Alice Lopes – 5.º2, Francisco Azenha – 6.º3 e Maciel Alves – 5.º5 . Este projeto liga a Escola Dr. João de Barros da Figueira da Foz a duas escolas da Europa, Trani em Itália e Lulea na Suécia.

Os alunos contactaram diretamente com as famílias de acolhimento e com a escola organizadora deste evento, onde conviveram com os alunos suecos e italianos, construíram jogos educativos e jogaram apresentando aspetos da cultura de cada país tendo assim a oportunidade de conhecer novas culturas, costumes e tradições. Tiveram também a possibilidade de visitar o Departamento de Robótica da Universidade Técnica de Lulea onde programaram robots feitos de legos e tiveram contacto com a realidade virtual numa mina.

Durante as reuniões, trocaram-se materiais elaborados pelos discentes e pelos docentes, definiram-se atividades, traçaram-se metodologias e estratégias de trabalho e programaram-se os próximos intercâmbios, quer de alunos, quer de professores.

A interação entre as representações dos vários países continuou em momentos de convívio, organizados pelos colegas suecos, onde tivemos oportunidade de experimentar uma grande variedade da gastronomia local. A experiência incluiu ainda, algumas atividades na neve, que foram muito do agrado dos professores e dos discentes.

Ao desenvolver este projeto internacional, pretende-se proporcionar novas experiências aos alunos, que propiciem a aceitação e o conhecimento de realidades sociais e culturais diferentes das suas e contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas.

Através desta viagem, alunos e professores tiveram oportunidade de conviver de perto com a cultura sueca, aspetos da vida quotidiana, aprender acerca do sistema educativo sueco, alargar os seus horizontes, descobrir os outros e, com eles, maneiras de pensar e de viver diferentes das suas. Foi, ainda, um forte estímulo para a aprendizagem da língua inglesa. Esta será sem dúvida, uma viagem inesquecível para todos por tudo o que conhecemos e pelo convívio entre alunos e professores dos diversos países.

 

 

 

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...

Poltica de Privacidade e Segurana