Key for Schools – Portugal
Os resultados nacionais do teste Key for Schools foram comunicados às escolas e ficaram disponíveis para pais e encarregados de educação, os respetivos relatórios individuais (statement of results) nos estabelecimentos de ensino onde os alunos realizaram o teste.
Realizaram esta prova na Escola E. B. 2,3 Dr. João de Barros, 81 alunos do 9.º ano e 1 aluno do 7.º ano, os quais foram avaliados nas vertentes de Reading and Writing, Listening e Speaking. Os resultados obtidos pelos alunos desta escola, situam-se ao nível dos obtidos na região de Lisboa, onde se verificaram as melhores qualificações a nível nacional. O sucesso atingido neste estabelecimento de ensino, situa-se nos 90%, sendo que, 23% dos alunos, distinguiram-se com resultados de mérito e excelência e, 35%, obtiveram a classificação de Bom. A média global a nível nacional, para os alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade, é de 65,5%, sendo que a média global atingida na nossa escola é de 70%.
Estes resultados ultrapassaram as expetativas criadas, atendendo ao facto de ser o primeiro ano de implementação deste teste diagnóstico. Esta iniciativa teve o apoio da Universidade de Cambridge, através de Cambridge English Language Assessment cujo mérito é reconhecido mundialmente.
Estão assim de parabéns os alunos do 9.º ano, pelo empenho e civismo revelado não só ao nível das sessões de Speaking, como também na aplicação das restantes componentes deste teste.