“SAL&córnias”

Foi na passada sexta-feira, dia 26 de maio, que se realizou a Expo-Intermunicipal “Artes e Ofícios, Missão CIM-RC” com o mote “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030”. O evento realizou-se na Praça João Ataíde, na Figueira da Foz e juntou cerca de 500 alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e 50 professores, oriundos de vários Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), designadamente: Cantanhede Figueira da Foz, Góis Lousã, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Soure e Vila Nova de Poiares. Este evento integra-se no Projeto Imagine. Create. Succeed – O Futuro é Teu” que visa a dinamização de ações que promovam o conhecimento científico, tecnológico, cultural, artístico e empreendedor e a dinamização de iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo na comunidade escolar.

O programa “Artes e Ofícios” destinado às turmas do 2.º ciclo encontra-se desenhado e estruturado de forma que as turmas explorem as artes e ofícios característicos da sua região e que apresentem novas formas de trabalhar as artes e ofícios dos setores tradicionais, de modo a adquirirem um novo valor no mercado e, se possível, originem novas oportunidades de negócio.

Nesta exposição os alunos e professores organizaram-se para decorar os seus stands e apresentaram os seus projetos, mas também houve ao longo do dia momentos de convívio entre todos os participantes dos diferentes municípios. No 2º ciclo, o Município da Figueira da Foz, foi representado pela turma 6.º3 da Escola Básica João de Barros, do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF).

A turma apresentou o projeto “SAL&córnias” dinamizado pelos alunos sob orientação do professor Vitor Pereira. Neste evento puderam demonstrar ao público o trabalho que realizaram ao longo do ano. O projeto baseado nas salinas da Figueira da Foz, teve como mentora a Dr.ª Gilda Saraiva do Núcleo Museológico do Sal e consistiu em dar a conhecer não só este ofício, mas sobretudo a salicórnia que nasce e se desenvolve nas “nossas” salinas e que é uma planta halófita, ou seja, tolerante à água salgada e que apresenta um elevado valor nutricional, sendo uma alternativa mais saudável ao uso do sal. A salicórnia é ainda rica em Vitaminas e Sais Minerais, possui características imuno-estimulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-tumorais e antidiabéticas, e ajuda na prevenção de problemas de hipertensão arterial.

Sendo este um programa que visa o empreendedorismo, os alunos apresentaram a Sal&córnias, como um projeto empresarial. Trata-se de uma ideia que pretende desenvolver compotas doces, a partir de frutos produzidos na região, nomeadamente os mirtilos, tendo como ingrediente especial e único a salicórnia. Para desenvolver este projeto começaram por investigar, pesquisar e ler vários artigos que explorassem a matéria-prima de base, que é a salicórnia, depois criaram uma imagem/logótipo que representasse o projeto e um rótulo para os frascos de compota. Nesta fase foi necessário fazer algumas parcerias, para além das salinas e do Núcleo Museológico do Sal, tendo sido contactado um parceiro para fornecer os mirtilos, a empresa BERRY.PT e para produzir a compota, a escola profissional INTEP, que assegurou o cumprimento de todas as regras de higiene e segurança necessárias à sua produção.

Nesta Expo-Intermunicipal “Artes e Ofícios, Missão CIM-RC”, os alunos da turma 6.º3, o professor Vitor Pereira, os encarregados de educação, a Escola Básica João de Barros e o AEZUFF estão de parabéns, pois o seu projeto “SAL&córnias” foi distinguido com o 3º lugar nas turmas do 2º Ciclo.

A turma agradece a todos os que participaram e ajudaram no desenvolvimento do seu projeto.

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...