Semana da Alimentação

“As nossas ações são o nosso futuro”

Promoção da Literacia Alimentar

    A alimentação nos nossos dias leva-nos a uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial, não apenas pela sua escassez e deficiente distribuição no planeta, mas também pelas escolhas realizadas.

    Com o evoluir das sociedades, os alimentos processados são, cada vez mais, uma forte fonte alimentar, principalmente nos países desenvolvidos.

    Torna-se assim necessário e urgente apostar na literacia das populações, especialmente dos jovens, no sentido de perceberem que das suas opções na escolha dos alimentos, depende a sua saúde no futuro.

    Assim, e tendo em conta o tema da ONU para este ano “As nossas ações são o nosso futuro”, o grupo disciplinar de Ciências Naturais do 2º ciclo vai durante esta semana desenvolver com os seus alunos um conjunto de atividades no sentido de aumentar a sua literacia, para que possam fazer escolhas mais acertadas, no que à sua alimentação diz respeito. Destas atividades destacam-se a recolha de rótulos de produtos alimentares, a identificação dos nutrientes e respetivas quantidades, a interpretação do semáforo alimentar e a sua aplicação em situações concretas.

      A equipa da biblioteca, em articulação com o grupo disciplinar de Ciências Naturais, preparou um semáforo interativo, onde os alunos podem aplicar os seus conhecimentos, e fez uma pequena exposição de frutos da época e dos principais cereais produzidos na nossa região.

     Está na nossa mão fazer as escolhas alimentares mais saudáveis!

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...