“SALICÓRNIA, QUE SEGREDOS?!” 1º Prémio da Fundação Ilídio Pinho

Fundacao IP
O Projeto “SALICÓRNIA! QUE SEGREDOS?!”, desenvolvido pelo Jardim de Infância da EB da Gala, foi distinguido com o 1º Prémio da Fundação Ilídio Pinho, no 1º escalão, a nível nacional.
Este projeto visou dar a conhecer a Salicórnia. Com este projeto foram exploradas as potencialidades da planta e inovaram-se produtos benéficos para a saúde, nomeadamente o pão com salicórnia, produzido por uma padaria local. Este produto foi analisado pelos laboratórios da ARSC (Administração Regional de Saúde do Centro), cujo os resultados foram surpreendentes. A redução do teor de sal foi bastante evidente e  por conseguinte se traduziu em benefício para a saúde pública.
No âmbito da filosofia dos projetos “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho, o projeto “Salicórnia…Que Segredos?!” nasceu da necessidade de valorizar os recursos naturais locais, despertando o interesse das crianças em conhecer e explorar a riqueza das salinas localizadas na ilha da Morraceira, meio envolvente do Jardim de Infância da EB da Gala.
O projeto ambicionou reativar o interesse pelas salinas locais dando a conhecer, para além do sal, a biodiversidade existente neste ecossistema e ainda descobrir e apresentar soluções inovadoras/empreendedoras a partir da planta salicórnia.
As parcerias estabelecidas com a comunidade local, nomeadamente a Padaria/Pastelaria S. Pedro, o Restaurante Nova Gala e a Farmácia da Gala foram fundamentais para o sucesso do projeto. A Câmara Municipal da Figueira da Foz também possibilitou o desenvolvimento do projeto, cedendo o transporte para a saída de campo às salinas, assim como disponibilizou os recursos humanos para a visita pedagógica ao Núcleo Museológico do Sal. A artista plástica, Tesha, residente no concelho da Figueira da Foz participou neste projeto, valorizando-o artisticamente. Sendo a imagem reproduzida nas t´shirts das crianças. O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do AEZUFF que desenvolveu as atividades no âmbito das ciências, visando o estudo do mundo das plantas, as suas partes constituintes, reprodução e desenvolvimento, com incidência para a planta de género salicórnia pertencente à espécie S. Ramosissima. O professor de música, das Atividades de Enriquecimento Curricular da EB da Gala colaborou e criou a música do hino do projeto: “Viva a Salicórnia!” O envolvimento dos pais/encarregados de educação foi relevante, nas diversas atividades desenvolvidas em contexto escolar e na comunidade, pelas educadoras.
Todos juntos fizemos deste projeto um sucesso, que viu o seu reconhecimento e mérito, na atribuição do 1º Prémio da 11ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho!
Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...

Poltica de Privacidade e Segurana