96 Alunos participaram no Torneio de Basquetebol 3×3 do 5.º ano

No dia 10 de março, entre as 14h00 e as 16h15, o pavilhão da Escola Dr. João de Barros recebeu o Torneio de Basquetebol 3×3 do 5.º ano, uma atividade organizada pelo grupo de professores de Educação Física que reuniu 16 equipas e 96 alunos numa tarde dedicada ao desporto escolar.

Ao longo da atividade realizaram-se 39 jogos – 24 no torneio masculino e 15 no torneio feminino – distribuídos pelos diferentes campos do pavilhão.

Torneio masculino

No torneio masculino participaram 10 equipas, distribuídas por dois grupos de cinco. Após a fase de grupos, apuraram-se para as meias-finais as equipas 5º7 e 5º13 (Grupo A) e 5º5 e 5º11 (Grupo B).

Nas meias-finais, o 5º13 venceu o 5º11 por 10–2, enquanto o 5º7 derrotou o 5º5 por 5–4. No jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar, o 5º11 venceu o 5º5 por 3–2.

A final colocou frente a frente 5º7 e 5º13, com a vitória a sorrir à equipa 5º7 por 4–2, conquistando assim o torneio masculino.

Classificação final – torneio masculino

1.º 5º7

2.º 5º13

3.º 5º11

4.º 5º5

Torneio feminino

O torneio feminino contou com 6 equipas, disputado em grupo único, no sistema de todos contra todos.

A equipa 5º10 terminou a competição no 1.º lugar, com 5 vitórias em 5 jogos, 72 pontos marcados e 12 sofridos, garantindo assim o título do torneio feminino.

Classificação final – torneio feminino

1.º 5º10

2.º 5º1

3.º 5º8

4.º 5º2

5.º 5º13

6.º 5º5

Organização e arbitragem

A arbitragem e o funcionamento das mesas de jogo foram assegurados por alunos dos 6.º, 7.º e 8.º anos, que desempenharam funções de árbitros e oficiais de mesa, colaborando na realização dos jogos e no registo dos resultados.

A realização destes torneios permitem mobilizar um número alargado de alunos, quer dentro do campo, quer na organização. Para além da componente competitiva, o torneio constituiu também um momento importante de aprendizagem para os alunos participantes, permitindo desenvolver trabalho em equipa, comunicação em jogo, tomada de decisão e respeito pelas regras, competências essenciais no contexto do desporto escolar.

Facebooktwitteryoutubeby feather

You may also like...