Clube de Empreendedorismo visita o Laboratório MAREFOZ | MARE-UC
No âmbito do projeto «Grão D’Arroz», dos alunos do 2.º ciclo do Clube de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF), visitámos o Laboratório MAREFOZ | MARE-UC, situado na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, numa sessão científica liderada pelas Dr.as Cristina Rocha e Cláudia Moreira.
Depois de conhecerem o laboratório, os alunos (acompanhados pelas Professoras Adélia Henriques e Bela Matos) relembraram conhecimentos sobre a composição e funções da pele humana, a preponderância da utilização da cosmética natural e mais especificamente as qualidades da utilização do arroz nesta área. Conheceram de perto o pH (escala numérica adimensional que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância) – uma vez que é um aspeto fundamental na criação da proposta do produto «FigArroz – Água Facial dos Arrozais da Figueira da Foz» – tendo sido utilizado o pHmetro e tiras de medição do pH em diferentes soluções aquosas.
Foi, igualmente, iniciada a produção de um hidrolato (na experiência em causa, utilizaram-se folhas secas de hibisco) e adiantado um processo de saponificação, perspetivando a evolução da aplicabilidade da água de arroz.
Com a ajuda das cientistas do Laboratório MAREFOZ, já foi realizada uma primeira produção artesanal da “FigArroz”. Em maio receberemos, na nossa Escola, a visita do Laboratório MAREFOZ para a continuidade da parceria estabelecida no âmbito das dinâmicas do Clube de Empreendedorismo.
Obrigada à ponte criada pelo Dr. Nuno Mendonça e ao apoio dos Pais/Encarregados de Educação.
Um agradecimento muito especial às cientistas Cristina Rocha e Cláudia Moreira pela forma como nos receberam e pela riqueza das experiências e conselhos dados a este projeto que irá representar o Município da Figueira da Foz na Fase Intermunicipal do Concurso de Ideias e Negócios (na arte e ofício da orizicultura) e que foi, também, selecionado para a Fase de Desenvolvimento do Prémio Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho.