DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E PAZ – Prevenção do Bullying
“O bullying corresponde a um comportamento intencionalmente agressivo, violento e humilhante, que envolve um desequilíbrio de poder: as crianças que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece mais do que uma vez.
O bullying inclui comportamentos como ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objectos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente.” ( site O.P.P. – Escola Saudavelmente)
A Escola é um dos lugares onde o bullying pode ser praticado, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e adolescentes. Para a eliminação deste tipo de violência na escola, é necessário tomar medidas que quando são bem aplicadas e é envolvida toda a comunidade escolar, contribuem para o convívio saudável e equilibrado, ou seja, para a formação de uma cultura de não-violência na escola, e de uma forma mais geral, na sociedade.
Assim, neste âmbito, e com o intuito de informar e sensibilizar os alunos para este fenómeno, a psicóloga escolar, Alexandra Mendes, dinamizou junto das turmas do 3.º ano do Centro Escolar de S. Julião/Tavarede uma ação sobre esta temática.