Disciplina de EMRC – contro Nacional de alunos de EMRC do 1º ciclo” – 27 de maio de 2022
Esta sexta-feira, dia 27 de maio, tivemos mais uma grande atividade da disciplina de EMRC.
O XX “Encontro Nacional de alunos de EMRC do 1.º Ciclo”.
O tema deste ano foi “Com EMRC, tu és especial”.
Estiveram presentes 5000 alunos e professores do 1.º Ciclo, de todo o país, num dia de muita alegria, festa e cor. Do nosso Agrupamento participaram 19 alunos do 4.º ano, das seguintes escolas: EB de Viso, EB de S. Julião/Tavarede e EB de Abadias, acompanhados por 3 professores (Gil Gonçalves, Filomena Cardoso e Rosário Santos).
O encontro começou, no Centro Pastoral de Paulo VI, com uma peça de teatro, sob o tema “Uma Viagem especial”, a cargo da companhia Espelho Mágico, que conseguiu envolver todos os participantes em dinâmicas de interação constantes e que os alunos adoraram.
Seguiu-se um momento de oração, na Basílica da Santíssima Trindade, onde tivemos a oportunidade de cantar a Jesus e a Nossa Senhora vários cânticos que conhecíamos das aulas de EMRC. Neste tempo de oração, um dos momentos mais altos foi a representação da Parábola do Bom Samaritano, recordando que “amar a Deus de todo o coração” transforma as nossas vidas e que somos muito mais felizes quando amamos e acolhemos os nossos irmãos (amar o próximo como a nós mesmo).
Em todos estes momentos os alunos foram “convidados a ser estrelas da humanidade” ao cuidarem do espaço que habitam e ao serem portadores de uma mensagem de paz. Como referiu uma das responsáveis do Secretariado Nacional da Educação Cristã, este encontro “permitiu que as crianças, alunos de EMRC, levem para casa a alegria de viver, de partilhar, de estar com os outros, depois de um dia feliz”.
Depois da cerimónia na Basílica da Santíssima Trindade, ainda tivemos tempo de visitar e rezar na Capelinha das Aparições. Neste lugar, as professoras colocaram velas por todos os pais e famílias dos alunos que participaram nesta atividade. Tivemos ainda tempo de, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, visitar o lugar onde estão Lúcia, Francisco e Jacinta, os Pastorinhos a quem Nossa Senhora apareceu entre os meses de maio a outubro de 1917.
Foi um dia diferente e extraordinário. Todos os alunos adoraram esta atividade.
Não esqueceremos…

